sábado, 14 de maio de 2011

Motores elétricos são o futuro. Mas será que são o melhor para Fórmula 1 ?


A FIA vem desenvolvendo um motor elétrico, também chamado de motor verde, desde dezembro de 2010. Esse motor seria 4 cilindros turbo que combinaria gasolina e energia elétrica para reduzir o consumo de combustível e a emissão de dióxido de carbono. Utilizando o mesmo sistema do KERS, que reaproveita a energia cinética dos freios. Segundo o Presidente da Williams, Adan Parr que é a favor dessa mudança, esse sistema seria 4 vezes mais potente que o usado hoje em dia e isso ajudaria na alimentação do motor que com apenas 4 cilindros será capaz de desenvolver mais de 800hp de potência.
No entanto, o motor elétrico que traria benefícios ao meio ambiente também poderia silenciar os motores e assim tirar a emoção das corridas sem o ronco característico de um fórmula 1, motivos esses que Bernie Ecclestone e Luca di Montezemolo alegam para a não utilização desses motores na categoria.
O mais contraditório, é que Jean Todt, Presidente da FIA, após montar uma comissão para estudos desses motores, já pensa em reconsiderar a utilização desses motores elétricos na F1. Ao invés da utilização desses motores verdes na Fórmula 1, Todt planeja criar novas categorias, onde nelas possam ser introduzidos esses novos motores elétricos e que futuramente possam ser competições similares a F1.
A FIA promoverá um evento junto a Greenpower Corporate Challenge no GP de Silverstrone para carros elétricos com fins de divulgar o carro ambientalmente correto.

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