O pole position Lewis Hamilton liderou por poucos metros. Jenson Button largou melhor que o companheiro de McLaren e assumiu a ponta já na primeira curva da corrida. Quem também fez boa largada foi Nico Rosberg, da Mercedes, que largou em sétimo e avançou para quarto. Bruno Senna teve sua Williams tocada pela STR de Daniel Ricciardo e precisou parar nos boxes ainda na primeira volta.

A corrida de Michael Schumacher
acabou com apenas 12 voltas. Após largar em quarto lugar, sua melhor
posição desde o retorno às pistas, o heptacampeão vinha mantendo-se
entre os primeiros colocados até sofrer com problemas no câmbio e deixar
a corrida. Outro que abandonou frustrado ainda no início foi o francês Romain Grosjean, da Lotus. Terceiro no grid, o piloto perdeu muitas posições na largada, foi tocado por Pastor Maldonado ainda na segunda volta e saiu. Ambos os carros da McLaren
mostraram superioridade na primeira parte da corrida. Depois da
primeira parada nos boxes, Button manteve um bom ritmo na liderança,
porém Hamilton acabou perdendo muito tempo atrás da Sauber de Sergio Pérez, que ainda não havia feito o pit stop e se encontrava na segunda posição.
Na 36ª volta, o carro de Vitaly Petrov, da Caterham, quebrou na reta principal, e causou a entrada do safety car para a sua retirada. Sebastian Vettel beneficiou-se da nova regra que permite a parada nos boxes com o safety car
na pista e ganhou a posição de Lewis Hamilton. Por conta do limite de
velocidade em razão da bandeira amarela, o piloto inglês, que havia
feito seu pit stop uma volta antes da paralisação da corrida,
voltou atrás do alemão. Button abriu mais de três segundos para a RBR de
Vettel na primeira volta após a relargada.
Na disputa pela 13ª posição, com Daniel Ricciardo, da STR, Felipe Massa e Bruno Senna
perderam muito tempo. Mais a frente, faltando dez voltas para o fim, os
dois brasileiros se tocaram e ficaram enganchados. Massa abandonou a
prova, enquanto Bruno teve de fazer uma parada nos boxes para reparar
danos no carro e abandonou pouco depois.
No pelotão da frente, Button administrou a vantagem na liderança,
poupando o desgaste dos pneus e cruzou a linha de chegada em primeiro.
Vettel garantiu o segundo lugar. Hamilton chegou a ser pressionado por Mark Webber,
entretanto conseguiu manter-se na terceira colocação. Apesar do pódio,
Hamilton, que foi campeão mundial em 2008, saiu com cara de poucos
amigos.
Pastor Maldonado,
da Williams, fazia boa prova até a última volta. O venezuelano estava
em sexto lugar, próximo a Ferrari de Alonso, quando perdeu o controle do
carro e bateu forte. Também na volta final, Sergio Pérez, da Sauber, e Nico Rosberg,
da Mercedes, se tocaram na batalha pela oitava colocação e causaram uma
grande confusão. Rosberg acabou ficando para trás, já Pérez conseguiu
conter as STRs de Ricciardo e Jean-Eric Vergne, além da Force India de Paul di Resta. Os quatro protagonizaram uma chegada inesperada, com apenas quatro décimos de diferença entre o oitavo e o 11º colocados.Resultado GP da Austrália:
# | Nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Grid | Pontos |
1 | 3 | ![]() |
McLaren-Mercedes | 58 | 1h34m09s565 | 2 | 25 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | 1 | ![]() |
Red Bull Racing-Renault | 58 | +2.1 seg | 6 | 18 |
3 | 4 | ![]() |
McLaren-Mercedes | 58 | +4.0 seg | 1 | 15 |
4 | 2 | ![]() |
Red Bull Racing-Renault | 58 | +4.5 seg | 5 | 12 |
5 | 5 | ![]() |
Ferrari | 58 | +21.5 seg | 12 | 10 |
6 | 14 | ![]() |
Sauber-Ferrari | 58 | +36.7 seg | 13 | 8 |
7 | 9 | ![]() |
Lotus-Renault | 58 | +38.0 seg | 17 | 6 |
8 | 15 | ![]() |
Sauber-Ferrari | 58 | +39.4 seg | 22 | 4 |
9 | 16 | ![]() |
STR-Ferrari | 58 | +39.5 seg | 10 | 2 |
10 | 11 | ![]() |
Force India-Mercedes | 58 | +39.7 seg | 15 | 1 |
11 | 17 | ![]() |
STR-Ferrari | 58 | +39.8 seg | 11 | |
12 | 8 | ![]() |
Mercedes | 58 | +57.6 seg | 7 | |
13 | 18 | ![]() |
Williams-Renault | 57 | Acidente | 8 | |
14 | 24 | ![]() |
Marussia-Cosworth | 57 | +1 volta | 20 | |
15 | 25 | ![]() |
Marussia-Cosworth | 53 | +5 voltas | 21 | |
16 | 19 | ![]() |
Williams-Renault | 52 | +6 voltas | 21 | |
Ret | 6 | ![]() |
Ferrari | 46 | +12 voltas | 16 | |
Ret | 20 | ![]() |
Caterham-Renault | 38 | Abandono | 18 | |
Ret | 21 | ![]() |
Caterham-Renault | 34 | p. mecânico | 19 | |
Ret | 7 | ![]() |
Mercedes | 10 | câmbio | 4 | |
Ret | 10 | ![]() |
Lotus-Renault | 1 | Acidente | 3 | |
Ret | 12 | ![]() |
Force India-Mercedes | 0 | Acidente | 9 |
Fonte: Wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário