terça-feira, 3 de maio de 2011

FIA revela área permitida para uso da asa móvel no GP da Turquia


Local é o mesmo do acidente entre Webber e Vettel em 2010.


Foi divulgado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) o local onde os pilotos poderão fazer uso da asa traseira móvel (DRS - Drag Reduction System, em inglês) durante o próximo GP que acontecerá na Turquia.

O dispositivo que é uma das novidades na temporada 2011 poderá ser acionado, durante a corrida, logo após a curva 10 e até a freada para a 12. Esse trecho portanto irá abrigar também a curva 11, que é uma curva rápida onde os pilotos passam "voando baixo", em altíssima velocidade.

Com tempo bom, durante os treinos livres e classificatório, a asa móvel é liberada em todo o circuito, sendo utilizada a critério de cada piloto. Apenas durante a corrida é que ela poderá ser acionada somente na área previamente demarcada pela FIA. Lembrando a determinação da Federação de que, por motivos de segurança, será vetada a utilização da asa móvel se chover em treinos livres ou classificatórios. No entanto, durante as corridas, como o uso é mais raro e fica restrito a área demarcada pela Federação Internacional de Automobilismo, continua liberado mesmo em caso de chuva.

Para o GP da Turquia, a área para aferição da diferença, tendo em vista que o DRS somente pode ser utilizado quando o piloto de trás está a menos de um segundo do da frente, ocorrerá um pouco antes da freada para a curva 9.

Bem amigos! Essa zona de ultrapassagem para a próxima corrida é no mesmo local do circuito onde os pilotos da RBR, Mark Webber e Sebastian Vettel, bateram em 2010. Seria isso a promessa de muitas emoções para o próximo domingo? E será que eles aprenderam? Veremos...


Fonte: Globoesporte.com

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