terça-feira, 3 de maio de 2011

Ferrari com novo pacote aerodinâmico e nova suspensão traseira




Neste final de semana a Fórmula 1 voltará a dar o ar de sua graça depois desta longa espera de três semanas.

E há uma grande expectativa para este GP da Turquia, principalmente para os "tifosi” (como são chamados os torcedores da Ferrari), já que até agora a escuderia tem deixado muito a desejar. A equipe italiana irá apresentar nesse GP algumas mudanças em seu carro que poderão render uma melhora de até um segundo por volta (o que na Fórmula 1 é uma eternidade). As principais novidades estão focadas na parte aerodinâmica do carro.

Pelas dificuldades impostas pelo regulamento, a equipe tem se virado como pode durante a temporada, inclusive utilizado-se de atividades em "filmagens promocionais" que são permitidas (embora essa seja uma situação em que nenhuma peça nova poderia ser utilizada). No entanto, semana passada, o brasileiro Felipe Massa andou em Fiorano, na pista particular da Ferrari, com o modelo que apresenta algumas diferenças para o carro das corridas iniciais do campeonato. E a principal diferença estava localizada na parte traseira, agora mais alta do que o normal. Essa solução já foi utilizada na RBR pelo mago da aerodinâmica, Adrian Newey, e funcionou na Austrália, Malásia e China.

As modificações realizadas na suspensão traseira, que tem o sistema push rod (ligada ao resto do carro desde o trapézio inferior até o superior, no amortecedor), tem por objetivo melhorar o fluxo de ar quente saído do escapamento, fazendo com que isso possa ajudar a aderência nessa área do carro, mesmo que com a altura maior do novo conjunto. A Ferrari terá ainda neste modelo novas asas traseira e dianteira, baseadas nas utilizadas pela RBR (atual líder no mundial de construtores, com mais do que o dobro de pontos da equipe do cavalinho rampante), e as laterais do carro serão redesenhadas visando aumentar a eficiência aerodinâmica.

Todas essas modificações foram desenvolvidas no túnel de vento da Toyota Motorsport, localizado na Alemanha, e que vem a ser um dos mais modernos de toda a Europa. Isso porque a Ferrari vem tendo nesta temporada muitas dificuldades com o seu equipamento na fábrica de Maranello, que contribuiu bastante para os problemas do carro neste ano, o que já foi admitido inclusive pelos próprios dirigentes da equipe italiana.

Agora é esperar para ver se as mudanças darão realmente algum resultado já neste GP da Turquia.


FONTE: Voando Baixo (Globoesporte.com)

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