
A corrida teve início no horário previsto sob tempo seco. Vettel fazer uma largada tranquila e Kobayashi assumir a segunda posição. O primeiro abandono foi do líder do campeonato, o espanhol Alonso que tocou rodas com Raikkonen que acabou se tocando com o espanhol, furando-lhe um pneu. Alonso abandonou logo na primeira curva após rodar. Ainda antes da curva 2, o francês Grosjean tocou o australiano Webber, que rodou e caiu para o fundo do pelotão. Senna também tocou em Rosberg, que rodou e também deixou a prova. O brasileiro Massa fez uma boa largada e avançou da décima para a quarta posição, logo atrás de Kobayashi e Button.
O safety car foi acionado e ficou apenas duas voltas na pista. Quando foi dada a relargada ninguém entre os primeiros se tocou ou abandonou, nem mesmo houve trocas de posição. Vettel era líder, com Kobayashi, Button, Massa, Raikkonen, Hamilton, Perez, Maldonado e Ricciardo fechando os dez primeiros.
Na 14ª volta começaram os trabalhos de box. Button parou junto com Raikkonen, Hulkenberg e Di Resta, sendo que o japonês Kobayashi fez seu pit stop logo em seguida. Button e Kobayashi porém, acabaram perdendo tempo atrás de carros mais lentos enquanto Massa permanecia na pista. O brasileiro da Ferrari parou junto com Vettel, apenas na volta 18 e com isso conseguiu subir para segunda colocação. Poucas trocas de posição e disputas aconteceram daí pra frente. O mexicano Pérez fez uma bela ultrapassagem sobre o inglês Hamilton, porém quando teve a oportunidade de tentar pela segunda vez ele fez a manobra por fora e acabou abandonando a corrida.
Mais atrás, o brasileiro Senna recebeu uma punição por tocar em Rosberg na largada, tendo de pagar um drive through. Nas primeiras posições, Massa ameaçou ser mais veloz que Vettel por algumas voltas, entretanto Vettel logo mostrou bom ritmo e chegou a abrir 20 segundos antes da segunda parada nos boxes. Os dois líderes pararam, Massa na volta 37 e Vettel na 38. Um pouco antes já haviam parado Button e Kobayashi. O japonês seguia na terceira posição com alguma tranquilidade, porém Button chegou a pressionar nas voltas finais. No giro 52 ele chegou a abrir a asa móvel para tentar passar Kobayashi, mas não conseguiu. Os dois terminaram muito próximos no fim da prova.
Com tranquilidade, o alemão Vettel conquistou sua 25ª vitória na carreira, com Massa na segunda posição e Kobayashi em terceiro. Fecharam os dez primeiros Button, Hamilton, Raikkonen, Hulkenberg, Maldonado, Webber e Ricciardo.
Resultado do GP do Japão:

# | Nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Grid | Pontos |
1 | 1 | ![]() |
Red Bull-Renault | 53 | 1:28:56.242 | 1 | 25 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | 6 | ![]() |
Ferrari | 53 | +20.632 | 10 | 18 |
3 | 14 | ![]() |
Sauber-Ferrari | 53 | +24.538 | 3 | 15 |
4 | 3 | ![]() |
McLaren-Mercedes | 53 | +25.098 | 8 | 12 |
5 | 4 | ![]() |
McLaren-Mercedes | 53 | +46.490 | 9 | 10 |
6 | 9 | ![]() |
Lotus-Renault | 53 | +50.424 | 7 | 8 |
7 | 12 | ![]() |
Force India-Mercedes | 53 | +51.159 | 15 | 6 |
8 | 18 | ![]() |
Williams-Renault | 53 | +52.364 | 12 | 4 |
9 | 2 | ![]() |
Red Bull-Renault | 53 | +54.675 | 2 | 2 |
10 | 16 | ![]() |
Toro Rosso-Ferrari | 53 | +1:06.919 | 14 | 1 |
11 | 7 | ![]() |
Mercedes | 53 | +1:07.769 | 23 | |
12 | 11 | ![]() |
Force India-Mercedes | 53 | +1:23.460 | 11 | |
13 | 17 | ![]() |
Toro Rosso-Ferrari | 53 | +1:28.645 | 19 | |
14 | 19 | ![]() |
Williams-Renault | 53 | +1:28.709 | 16 | |
15 | 20 | ![]() |
Caterham-Renault | 52 | +1 Volta | 17 | |
16 | 24 | ![]() |
Marussia-Cosworth | 52 | +1 Volta | 18 | |
17 | 21 | ![]() |
Caterham-Renault | 52 | +1 Volta | 22 | |
18 | 22 | ![]() |
HRT-Cosworth | 52 | +1 Volta | 20 | |
19 | 10 | ![]() |
Lotus-Renault | 51 | Abandonou | 4 | |
Ret | 25 | ![]() |
Marussia-Cosworth | 36 | Motor | 21 | |
Ret | 23 | ![]() |
HRT-Cosworth | 32 | Abandonou | 24 | |
Ret | 15 | ![]() |
Sauber-Ferrari | 19 | Rodada | 5 | |
Ret | 5 | ![]() |
Ferrari | 0 | Acidente | 6 | |
Ret | 8 | ![]() |
Mercedes | 0 | Acidente | 13 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário