domingo, 24 de junho de 2012

GP DA EUROPA 2012

A corrida teve inicio no horário previsto sob sol forte. Vettel, o pole, largou tranquilamente na frente e manteve sua posição. O francês Grosjean saiu da quarta para a terceira posição e mais atrás as Ferraris também evoluíram, com Alonso passando de 11º para 8º e Massa de 13º para 10º após. Vettel se manteve em primeiro com Hamilton, Grosjean, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen, Hulkenberg, Alonso, Paul di Resta e Massa completando os dez primeiros.
Nas primeiras voltas Vettel já havia abrido uma vantagem de mais de oito segundos para Hamilton. As Ferraris disputavam com as Force India e os dois pilotos mostravam-se agressivos. Alonso atacava Hulkenberg e Massa atacava Di Resta. Quando Grosjean já havia tomado a segunda colocação de Hamilton, Button e Perez iniciaram as paradas de box na 11ª volta. Perdendo rendimento dos pneus, Massa fez o mesmo na volta seguinte. Vettel já tinha 12 segundos de vantagem sobre Grosjean quando, nas voltas 13 e 14, vários pilotos pararam, entre eles Raikkonen e Alonso, que já era o quinto colocado após conseguir ultrapassar Maldonado com a asa móvel aberta. Na passagem 17 Vettel e Grosjean pararam juntos, o que não mudou o cenário da disputa.
Schumacher, Webber e Senna ocupavam as colocações de quinto a sétimo com estratégia diferenciada e atrás deles Raikkonen, Kobayashi, Maldonado, Massa e Hulkenberg protagonizavam uma das mais duras disputas da prova. Massa levou a pior após fechar a porta para Kobayashi, que tocou no muro. O brasileiro rodou e ainda foi punido com um drive through, o que atrapalhou demais sua prova, além do pit stop extra que ele teve de fazer para corrigir problemas no carro.
Os carros da Ferrari começavam a perder rendimento aos poucos, porém Alonso ainda conseguiu ultrapassar Di Resta e assumir a quarta posição, bem como fizeram Raikkonen e Maldonado já que o escocês não tinha mais pneus. Foi quando na volta 29 houve a entrada do safety car e vários pilotos fizeram seus pit stops nessa hora, como Alonso, Raikkonen, Hamilton, Maldonado, Vergne, Grosjean e Hulkenberg. O carro de segurança foi causado por um toque entre Vergne e Kovalainen, onde Vergne, da Toro Rosso jogou o carro pra cima de Kovalainen, da Caterham, no meio da reta e este teve um pneu furado. Vettel parou apenas uma volta depois, entretanto mesmo assim manteve a primeira posição. Hamilton teve problemas na parada e perdeu tempo mais uma vez, quando teve chance de melhorar sua colocação na prova.
Vettel era o líder, seguido por Grosjean, Alonso, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Webber e Maldonado que eram os dez primeiros. O safety car deixou a pista na 34ª volta e, mais uma vez, a primeira volta foi caótica: Alonso passou Grosjean, Massa foi tocado por Kobayashi e Vettel abandonou com problemas elétricos. Com isso Alonso passou a ser o líder e não perdeu mais a primeira posição.
Hamilton aproveitou o bom rendimento de seus pneus naquele momento para conseguir posições de Ricciardo e Raikkonen e subir para terceiro. Grosjean atacou Alonso enquanto seu companheiro de equipe atacava Hamilton, sendo que os dois estavam muito próximos, porém o Grosjean, que era o segundo colocado, também abandonou com problemas em seu carro. Dessa forma, Alonso pôde controlar tranquilamente seu ritmo de prova até o fim, sempre na casa dos quatro segundos de vantagem para Hamilton, que segurava o finlandês Raikkonen. Mais atrás Schumacher e Webber avançavam rumo às primeiras colocaçõos, sendo os únicos com pneus novos na pista. Faltando duas voltas para o final o Hamitlon cometeu um erro e foi ultrapassado por Raikkonen após muita disputa entre os dois, o que permitiu a Alonso aumentar ainda mais a vantagem.
Na penúltima volta, na curva depois do acionamento da asa móvel, Maldonado tentou ultrapassagem por fora, porém Hamilton vendeu caro demais a posição e os dois se tocaram. Hamilton abandonou a prova enquanto Maldonado perdeu o bico e ainda conseguiu completar a prova na décima posição. Enquanto isso, ninguém mais poderia ameaçar o espanhol Alonso nem o segundo colocado Raikkonen. O acidente entre Maldonado e Hamilton ainda permitiu que Schumacher conseguisse a terceira posição e subisse ao pódio pela primeira vez em sua volta à categoria.
Após a vitória Alonso sequer conseguiu voltar aos boxes com sua Ferrari porque parou para comemorar em frente sua torcida como faziam os grandes campeões antigamente. Em um belo momento ele foi buscado pelo carro médico para poder participar da cerimônia de pódio, junto a Raikkonen e Schumacher.
Com o abandono de Vettel e Hamilton, Alonso disparou na liderança do mundial com 111 pontos contra 89 de Webber, que hoje foi o 4º, e 88 de Hamilton. Entre os construtores a Red Bull segue na ponta com 176 contra 137 da McLaren e 126 da Lotus.
Após a corrida os comissários julgaram duas punições e uma absolvição.
Maldonado foi julgado culpado pelo toque com Hamilton na última volta, quando o inglês tinha problemas com o rendimento dos pneus, porém, mesmo assim, batalhou duramente para manter colocação. Com o toque, Hamilton foi parar no muro e abandonou a prova. O venezuelano Maldonado foi punido com a perda de 20 segundos em seu tempo final de prova, caindo para a 12ª posição.
O Vergne perderá dez posições no grid de largada para a próxima etapa em Silverstone, no que foi considerada uma punição dupla dada a gravidade da infração. O piloto da Toro Rosso tocou-se com o finlandês Kovalainen em plena reta e além da punição no grid também teve de pagar 25 mil euros de multa.
O alemão Schumacher foi investigado pelo uso da asa móvel sob bandeira amarela, infração que já havia punido Massa e Vettel na Espanha. As imagens de televisão confirmaram o fato, entretanto os comissários entenderam que, apesar da asa aberta, ele reduziu velocidade o suficiente para manter a segurança no local.  
Resultado do GP da Europa: 

# Piloto Equipe Voltas Tempo Grid Pontos
1 5 Espanha Fernando Alonso Ferrari 57 1:44:16.449 11 25
2 9 Finlândia Kimi Räikkönen Lotus-Renault 57 +6.421 5 18
3 7 Alemanha Michael Schumacher Mercedes 57 +12.639 12 15
4 2 Austrália Mark Webber Red Bull-Renault 57 +13.628 19 12
5 12 Alemanha Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 57 +19.993 8 10
6 8 Alemanha Nico Rosberg Mercedes 57 +21.176 6 8
7 11 Reino Unido Paul di Resta Force India-Mercedes 57 +22.866 10 6
8 3 Reino Unido Jenson Button McLaren-Mercedes 57 +24.653 9 4
9 15 México Sergio Perez Sauber-Ferrari 57 +27.777 15 2
10 19 Brasil Bruno Senna Williams-Renault 57 +35.961 14 1
11 16 Austrália Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 57 +37.041 17
12 18 Venezuela Pastor Maldonado Williams-Renault 57 +54.6 3
13 21 Rússia Vitaly Petrov Caterham-Renault 57 +1:15.871 20
14 20 Finlândia Heikki Kovalainen Caterham-Renault 57 +1:34.654 16
15 25 França Charles Pic Marussia-Cosworth 57 +1:36.551 23
16 6 Brasil Felipe Massa Ferrari 56 +1 Volta 13
17 22 Espanha Pedro de la Rosa Hispania-Cosworth 56 +1 Volta 21
18 23 Índia Narain Karthikeyan Hispania-Cosworth 56 +1 Volta 22
19 4 Reino Unido Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 55 Acidente 2
Ret 10 França Romain Grosjean Lotus-Renault 40 +17 voltas 4
Ret 1 Alemanha Sebastian Vettel Red Bull-Renault 33 +24 voltas 1



Ret 14 Japão Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 33 +24 voltas 7
Ret 17 França Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 26 +31 voltas 18
DNS 24 Alemanha Timo Glock Marussia-Cosworth

DNS
















Nenhum comentário: