A corrida teve início no horário previsto sob forte calor e com temperaturas altíssimas na pista. Na largad, Vettel manteve tranquilamente a liderança. Hamilton e Alonso o seguiam com alguma distância. O brasileiro Massa rodou e escapou da pista na curva 1 e caiu de quinto para 12º lugar. Ele também iniciou a 1ª rodada de pit stops, na 13ª volta, quando passou a usar os pneus macios. Logo depois Di Resta e Schumacher fizeram o mesmo, com Button parando na passagem seguinte mesmo sendo o único piloto entre os primeiros que não estava usando o pneu super macio. Com Hamilton bem próximo de Vettel, o alemão parou na 16ª volta, sendo que Hamilton faz o mesmo na 17ª quando Alonso estava seguindo-o de perto, com possibilidades de ultrapassagem.
Hamilton voltou do boxes na frente de Vettel, porém perdeu a posição para Alonso, que também fez sua parada na 19ª volta. Sem perder muito tempo, e aproveitando que os pneus de Alonso estavam frios, Hamilton usou a asa móvel e sua boa velocidade de reta para recuperar posição em cima do piloto da Ferrari. Com o pit stop de Grosjean na 21ª volta ele assumiu a liderança. E abriu vantagem com muita tranquilidade para administrar a prova.
Raikkonen, Perez e Kobayashi adotaram estratégia diferente e retardaram suas paradas o quanto puderam para que conseguissem fazer apenas uma troca de pneus. Raikkonen era o quarto colocado e Perez o quinto, sendo que, na metade da prova eles estavam apenas cerca de 4 segundos atrás de Vettel, o terceiro. Nas voltas 40, 41 e 42, os três pilotos fizeram suas paradas únicas, com vantagem para Perez, que ganhou muito tempo com isso.
Hamilton, Alonso e Vettel tinham diferença de cerca de 3 segundos entre eles. O alemão Schumacher saiu dos boxes com a asa traseira aberta e teve de abandonar. Na volta 50 Hamilton fez seu último pit stop quando começava a perder rendimento dos pneus. Um leve atraso por parte da McLaren chegou a aumentar o risco dele perder uma vitória que estava destinada ao inglês. Mesmo assim ele voltou mais rápido que Alonso e em duas voltas ele já era cerca de um segundo mais rápido que o espanhol, que liderava a prova. Quando faltavam apenas 15 voltas para o final da corrida a McLaren avisou Hamilton que Alonso não deveria mais parar nos boxes. Hamilton estava 9 segundos atrás e teria de apertar o ritmo para conseguir vencer. Com isso ele passou a ser cerca de 1 segundo mais rápido que Vettel e 1 segundo e meio mais rápido que Alonso por volta. Vettel, Alonso e também Massa, que vinha mais atrás, optaram por não parar mais e passaram e ter ritmo muito lento. Massa chegou a ser superado por Perez, Rosberg e Webber e acabou fazendo uma troca tardia na 59ª volta, o que o jogou para a décima posição.
Diminuindo drasticamente a diferença, Hamilton chegou em Vettel na 61ª volta, ainda sem espaço para passar no final da reta. Usando a asa móvel ele ganhou a segunda posição do alemão na passagem seguinte e com isso já cruzou a linha a 2 segundos de Alonso, em quem ele chegou no final da volta. Na 64ª volta Hamilton passou Alonso. Vettel resolveu trocar seus pneus, mas Alonso permaneceu na pista e perdeu posições ainda para Grosjean, que terminou em segundo, Perez, o terceiro e para Vettel novamente, de tão lento que estava. Hamilton administrou tranquilamente a vantagem para se tornar o sétimo piloto diferente a vencer em sete corridas,a lém de passar a ser o novo líder do mundial.
Resultado do GP do Canadá:

Fonte: wikipedia.org
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