domingo, 10 de junho de 2012

GP DO CANADA 2012



A corrida teve início no horário previsto sob forte calor e com temperaturas altíssimas na pista. Na largad, Vettel manteve tranquilamente a liderança. Hamilton e Alonso o seguiam com alguma distância. O brasileiro Massa rodou e escapou da pista na curva 1 e caiu de quinto para 12º lugar. Ele também iniciou a 1ª rodada de pit stops, na 13ª volta, quando passou a usar os pneus macios. Logo depois Di Resta e Schumacher fizeram o mesmo, com Button parando na passagem seguinte mesmo sendo o único piloto entre os primeiros que não estava usando o pneu super macio. Com Hamilton bem próximo de Vettel, o alemão parou na 16ª volta, sendo que Hamilton faz o mesmo na 17ª quando Alonso estava seguindo-o de perto, com possibilidades de ultrapassagem.
Hamilton voltou do boxes na frente de Vettel, porém perdeu a posição para Alonso, que também fez sua parada na 19ª volta. Sem perder muito tempo, e aproveitando que os pneus de Alonso estavam frios, Hamilton usou a asa móvel e sua boa velocidade de reta para recuperar posição em cima do piloto da Ferrari. Com o pit stop de Grosjean na 21ª volta ele assumiu a liderança. E abriu vantagem com muita tranquilidade para administrar a prova.
Raikkonen, Perez e Kobayashi adotaram estratégia diferente e retardaram suas paradas o quanto puderam para que conseguissem fazer apenas uma troca de pneus. Raikkonen era o quarto colocado e Perez o quinto, sendo que, na metade da prova eles estavam apenas cerca de 4 segundos atrás de Vettel, o terceiro. Nas voltas 40, 41 e 42, os três pilotos fizeram suas paradas únicas, com vantagem para Perez, que ganhou muito tempo com isso.
Hamilton, Alonso e Vettel tinham diferença de cerca de 3 segundos entre eles. O alemão Schumacher saiu dos boxes com a asa traseira aberta e teve de abandonar. Na volta 50 Hamilton fez seu último pit stop quando começava a perder rendimento dos pneus. Um leve atraso por parte da McLaren chegou a aumentar o risco dele perder uma vitória que estava destinada ao inglês. Mesmo assim ele voltou mais rápido que Alonso e em duas voltas ele já era cerca de um segundo mais rápido que o espanhol, que liderava a prova. Quando faltavam apenas 15 voltas para o final da corrida a McLaren avisou Hamilton que Alonso não deveria mais parar nos boxes. Hamilton estava 9 segundos atrás e teria de apertar o ritmo para conseguir vencer. Com isso ele passou a ser cerca de 1 segundo mais rápido que Vettel e 1 segundo e meio mais rápido que Alonso por volta. Vettel, Alonso e também Massa, que vinha mais atrás, optaram por não parar mais e passaram e ter ritmo muito lento. Massa chegou a ser superado por Perez, Rosberg e Webber e acabou fazendo uma troca tardia na 59ª volta, o que o jogou para a décima posição.
Diminuindo drasticamente a diferença, Hamilton chegou em Vettel na 61ª volta, ainda sem espaço para passar no final da reta. Usando a asa móvel ele ganhou a segunda posição do alemão na passagem seguinte e com isso já cruzou a linha a 2 segundos de Alonso, em quem ele chegou no final da volta. Na 64ª volta Hamilton passou Alonso. Vettel resolveu trocar seus pneus, mas Alonso permaneceu na pista e perdeu posições ainda para Grosjean, que terminou em segundo, Perez, o terceiro e para Vettel novamente, de tão lento que estava. Hamilton administrou tranquilamente a vantagem para se tornar o sétimo piloto diferente a vencer em sete corridas,a lém de passar a ser o novo líder do mundial.

Resultado do GP do Canadá: 

 

# Piloto Equipe Voltas Tempo Grid Pontos
1 4 Reino Unido Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 70 1:32:29.586 2 25
2 10 França Romain Grosjean Lotus-Renault 70 +2.513 7 18
3 15 México Sergio Pérez Sauber-Ferrari 70 +5.260 15 15
4 1 Alemanha Sebastian Vettel Red Bull-Renault 70 +7.295 1 12
5 5 Espanha Fernando Alonso Ferrari 70 +13.411 3 10
6 8 Alemanha Nico Rosberg Mercedes 70 +13.842 5 8
7 2 Austrália Mark Webber Red Bull-Renault 70 +15.085 4 6
8 9 Finlândia Kimi Räikkönen Lotus-Renault 70 +15.567 12 4
9 14 Japão Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 70 +24.432 11 2
10 6 Brasil Felipe Massa Ferrari 70 +25.272 6 1
11 11 Reino Unido Paul di Resta Force India-Mercedes 70 +37.693 8
12 12 Alemanha Nico Hülkenberg Force India-Mercedes 70 +46.236 13
13 18 Venezuela Pastor Maldonado Williams-Renault 70 +47.052 22
14 16 Austrália Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 70 +1:04.475 14
15 17 França Jean-Éric Vergne Toro Rosso-Ferrari 69 +1 Volta 19
16 3 Reino Unido Jenson Button McLaren-Mercedes 69 +1 Volta 10
17 19 Brasil Bruno Senna Williams-Renault 69 +1 Volta 16
18 20 Finlândia Heikki Kovalainen Caterham-Renault 69 +1 Volta 17
19 21 Rússia Vitaly Petrov Caterham-Renault 69 +1 Volta 18
20 25 França Charles Pic Marussia-Cosworth 67 +3 Volta 23
Ret 24 Alemanha Timo Glock Marussia-Cosworth 56 Sistema de freios 21
Ret 7 Alemanha Michael Schumacher Mercedes 43 Sistema hidráulico 9
Ret 22 Espanha Pedro de la Rosa Hispania-Cosworth 24 Sistema de freios 20
Ret 23 Índia Narain Karthikeyan Hispania-Cosworth 22 Sistema de freios 24


Fonte: wikipedia.org 

Nenhum comentário: