sábado, 30 de abril de 2011

Os pneus Pirelli retornam á Fórmula 1 em 2011



Com a saída da Bridgestone, a Pirelli voltou para a F1 após 20 anos de ausência. Além da mudança das empresas, os compostos utilizados na fabricação dos pneus também foram alterados, a pedido da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A idéia é que eles sejam menos duráveis, fazendo com que os carros realizem pelo menos duas paradas nos boxes a cada prova. Na verdade, isso parece uma tentativa de tornar as corridas um pouco mais “competitivas”, dando chances a mais pilotos para chegarem na liderança.
Com relação aos tipos de pneus, eles são identificados através dos logotipos coloridos da marca.
Depois de surpreender aos pilotos nas três primeiras corridas da temporada, a Pirelli não sossegou. Mesmo com algumas críticas em meio a muitos elogios, a fábrica italiana afirmou que os pneus produzidos até aqui ainda não são tão bons quanto podem ser, e que os engenheiros ainda têm muito trabalho a fazer para atingir o melhor de seu produto.
Cercados de dúvidas antes do início da temporada, os pneus não mostraram problemas durante os Grandes Prêmios da Austrália, Malásia e China.

"A próxima prova em Istambul (Turquia) será muito difícil para os pneus, e provavelmente a pior para nós como produtores deles. Então isso mudará o tipo de estratégia utilizada para a corrida. Mas temos adquirido muito crédito com muitas pessoas do meio do esporte, e se continuarmos assim, teremos uma grande temporada", afirmou Paul Hembery, diretor de esportes a motor da Pirelli, em entrevista ao diário britânico Autosport.

No entanto, a Pirelli decidiu reforçar a marca na lateral dos pneus macios já para o Grande Prêmio da Turquia com a intenção de diferenciar ainda mais o tipo de composto para, assim, facilitar a identificação aos aficionados.

"A partir da Turquia veremos novas marcas nos pneus. As cores ocuparão a lateral completa dos pneus. Será muito mais visível" - comentava o Diretor Esportivo da marca, Paul Hembery.

Para a Turquia (e também para o GP da Espanha) a Pirelli levará os compostos macio (amarelo) e duro (prateado), mas pretende testar na sexta-feira livre um novo composto mais duro.
Para o GP de Mônaco é provável que apareça pela primeira vez o composto super-macio (vermelho), enquanto o composto mais "resistente" no Principado será o macio (amarelo).



FONTE: CARRO BONITO; guardrailf1; SUPER ESPORTES.


Posted by: Luís Gustavo Neves

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