sábado, 23 de abril de 2011

Regulamento para 2011


                Pra reestréia do blog, nada melhor do que um assunto que é tão ou mais complexo diante das modificações que são feitas todos os anos, ainda mais do que as trocas de pilotos entre temporadas. O Regulamento.
              Trouxemos todos os detalhes sobre o novo regulamento para o ano de 2011 pra ninguém boiar quando ouvir falar de redução de difusor, asa traseira ajustável ou KERS.
Mudanças técnicas para a temporada 2011
  • A altura máxima do difusor será reduzido de 175 milímetros para 125 milímetros, reduzindo a força aerodinâmica. Além disso, foram citadas medidas para excluir o design de difusor duplo.
  • Na semana seguinte ao GP da Espanha de 2010, foi enviada pela empresa de engenharia britânica Flybrid uma proposta à FOTA para fornecer todo o pelotão com uma unidade KERS obrigatória e uniforme, depois da campanha liderada pela Ferrari e pela Renault para ver a tecnologia re-introduzida em 2011. Depois do GP do Canadá de 2010, a Ferrari confirmou que iria usar o KERS no seu carro de 2011.
  • Para compensar a subida de peso provocada pelo KERS, o peso mínimo dos carros aumenta de 620 kg para 640 kg.
  • A FOTA concordou em banir o controverso sistema F-Ducto, desenvolvido pela McLaren para oe MP4-25 e posteriormente implantado por outras equipes no decurso da época de 2010.
  • Na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em Genebra, em Junho de 2010, um sistema de asa traseira ajustável foi confirmado como adição às regras de 2011. Este sistema será introduzido para ajudar às ultrapassagens, servindo como um substituto do sistema F-Ducto. Num sistema similar ao regulador do KERS usado em 2009, a asa traseira ajustável apenas estará disponível sob certas condições, nomeadamente: os pilotos só poderão usá-la quando estão a pelo menos um segundo do carro da frente, mas não poderá ser usado nas duas primeiras voltas da corrida, exceto em caso de safety car inicial. Espera-se que o sistema ofereça aos pilotos mais 15 km/h quando ultrapassam, e será desativado ao primeiro toque do piloto no travão depois de usar a asa traseira. O conceito, que foi recebido negativamente pelos pilotos e fãs, pode ser abandonado se for provado que não é praticável ou manejável.
  • Em 2011 regressa a regra dos 107% na qualificação. Sob este acordo, qualquer piloto que faça um tempo superior em 7% ao tempo do piloto da pole-position não será permitido a disputar a corrida. Um exemplo desta regra é: se o tempo da pole position for de 1 minuto e 40 segundos, os pilotos devem fazer um tempo mais rápido do que 1 minuto e 47 segundos para poder disputar a corrida.
  • Pela primeira vez os carros têm uma distribuição de pesos obrigatória, em 46:54 por cento. A intenção disto é prevenir as equipes de ter que fazer mudanças radicais à configuração interna dos seus carros caso haja alterações nos compostos dos pneus introduzidos pelo novo fornecedor de pneus, a Pirelli.
  • O número de cabos das rodas que ligam os pneus à carroceria será dobrado em 2011, em resposta ao número elevado de acidentes nos quais as rodas se desprenderam da carroceria, incluindo o acidente fatal de Henry Surtees na 4ª etapa do campeonato Fórmula 2 FIA de 2009, disputada em Brands Hatch.

Pneus
  • O fornecedor de pneus Bridgestone anunciou que não iria renovar o seu contrato com a Fórmula 1 depois da temporada de 2010. Depois de muitos meses para decidir, a Pirelli foi escolhida como fornecedora oficial de pneus no Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, reunido em Genebra, em Junho de 2010.
  • No GP da Inglaterra de 2010, Bernie Ecclestone revelou que conversou com cinco marcas de pneus, mas a Pirelli foi a única que poderia estar pronta a tempo para a temporada de 2011. Apesar de o acordo da Pirelli ser mais longo para as equipes do que algumas das outras candidaturas, a empresa irá pagar por publicidade nas pistas, o que significa que as equipes terão algum retorno do seu investimento. Ecclestone revelou ainda que quis pneus com um tempo de vida significativamente mais curto em relação a 2010.
Fonte: Wikipédia

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