
A prova teve inicio no horário previsto debaixo de sol forte. Não nenhum toque na largada. Massa, que saiu em terceiro, ultrapassou Button pouco antes da primeira curva e chegou a atacar o líder Hamilton sem sucesso. Alonso que largou em décimo ganhou duas posições na largada e mais uma durante a primeira volta. Nos giros subsequentes ele ganhou outra colocação e passou a ser sexto. Após isso travou dura batalha pela quinta posição com Schumacher conseguindo ultrapassá-lo na sétima volta. Senna largou em 13º e ganhou uma posição na largada. Na oitava volta já disputava com Di Resta, da Force India, para entrar na zona de pontuação. entretanto, foi espremido pelo escocês na curva Roggia. Forçado a passar reto, perdeu posição para a RBR de Webber.
O primeiro a deixar a corrida foi Vergne, na nona volta. A STR do francês apresentou problemas mecânicos, e o piloto perdeu o controle do carro na primeira chicane, quase decolando nos “quebra-molas” colocados na área de escape. Enquanto isso, Hamilton abria, aos poucos, vantagem na liderança. O britânico abriu três segundos sobre Massa em dez voltas. Cinco passagens depois, a diferença era de cinco segundos. Button era terceiro, seguido por Vettel e Alonso. Massa, então, passou a queixar-se do desgaste dos pneus traseiros. O brasileiro começou andar mais lento que Button e, na volta 18, foi ultrapassado na Curva Grande. Em seguida, foi para os boxes fazer seu primeiro pit stop.
Vettel e Alonso vinham em disputa por posição. Eles entraram nos boxes juntos. Na saída, percorreram o pit lane quase lado a lado, porém Vettel conseguiu se manter à frente do espanhol. A dupla voltou bem próxima a Massa, quarto colocado, que havia perdido tempo ao retornar dos boxes atrás de Ricciardo. A liderança era de Pérez, da Sauber, único dos ponteiros que ainda não havia feito sua parada nos boxes. Os dois bicampeões, Vettel e Alonso, continuaram disputando intensamente a quinta colocação. Alonso tentou manobra de ultrapassagem, porém teve a porta fechada por Vettel e viu-se obrigado a sair com as quatro rodas na grama na Curva Grande. Após controlar o carro e voltar à pista, reclamou muito pelo rádio contra a atitude do adversário. Alonso perdeu contato com Vettel, mas conseguiu se recuperar rapidamente, para ultrapassar o alemão na 30ª volta e assumir a quarta posição, já que, pouco antes, Pérez havia, enfim, parado nos boxes. A manobra de Vettel foi vista pela direção de prova como ilegal o piloto foi punido com um drive through.
Na 34ª volta, o segundo colocado, Button, abandonou com problemas no motor. Com isso, Massa avançou para segundo, seguido por Alonso. Havia expectativa para saber se haveria ordens da Ferrari para a troca de posição de seus pilotos. Apesar de o jogo de equipe estar liberado, a escuderia italiana só avisou ao brasileiro: “Fernando (Alonso) está três segundos atrás” e “Fernando está a 0s9 e pode usar a asa móvel”. Na 39ª volta, o Alonso, mais rápido, ultrapassou Massa, que não ofereceu resistência, e assumiu a segunda colocação.
Mais tarde, na volta 43, Massa perdeu o terceiro lugar para Pérez na curva Parabólica. O piloto mexicano fez uma parada tardia nos boxes e tinha pneus menos desgastados que os rivais. Na sequência, o piloto da Sauber foi à caça de Alonso. Bem mais rápido, ultrapassou o espanhol na curva Ascari e assumiu o segundo lugar. Virando mais de um segundo mais rápido que o líder Hamilton, Pérez tinha seis voltas para alcançar o piloto da McLaren. Enquanto isso, Vettel abandonou a corrida, com problemas do motor da RBR, quando se encontrava em sexto. Pelo rádio, a McLaren avisou a Hamilton, que Pérez era mais veloz. Apesar de mais lento, o inglês manteve a regularidade e conseguiu cruzar em primeiro, quatro segundos e três décimos à frente do mexicano. Nos três últimos giros, ainda houve tempo para mais dois abandonos. Hulkenberg recolheu a Force India aos boxes e Webber rodou na Ascari e parou logo depois.
Resultado do GP Itália:

# | Nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Grid | Pontos |
1 | 4 | ![]() |
McLaren-Mercedes | 53 | 1:19:41.221 | 1 | 25 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | 15 | ![]() |
Sauber-Ferrari | 53 | +4.356 | 12 | 18 |
3 | 5 | ![]() |
Ferrari | 53 | +20.594 | 10 | 15 |
4 | 6 | ![]() |
Ferrari | 53 | +29.667 | 3 | 12 |
5 | 9 | ![]() |
Lotus-Renault | 53 | +30.881 | 7 | 10 |
6 | 7 | ![]() |
Mercedes | 53 | +31.259 | 4 | 8 |
7 | 8 | ![]() |
Mercedes | 53 | +33.550 | 6 | 6 |
8 | 11 | ![]() |
Force India-Mercedes | 53 | +41.057 | 9 | 4 |
9 | 14 | ![]() |
Sauber-Ferrari | 53 | +43.898 | 8 | 2 |
10 | 19 | ![]() |
Williams-Renault | 53 | +48.144 | 13 | 1 |
11 | 18 | ![]() |
Williams-Renault | 53 | +48.682 | 22 | |
12 | 16 | ![]() |
STR-Ferrari | 53 | +50.316 | 14 | |
13 | 10 | ![]() |
Lotus-Renault | 53 | +1:15.861 | 15 | |
14 | 20 | ![]() |
Caterham-Renault | 52 | +1 volta | 17 | |
15 | 21 | ![]() |
Caterham-Renault | 52 | +1 volta | 18 | |
16 | 25 | ![]() |
Marussia-Cosworth | 52 | +1 volta | 20 | |
17 | 24 | ![]() |
Marussia-Cosworth | 52 | +1 volta | 19 | |
18 | 22 | ![]() |
Hispania-Cosworth | 52 | +1 volta | 23 | |
19 | 23 | ![]() |
Hispania-Cosworth | 52 | +1 volta | 21 | |
20 | 2 | ![]() |
Red Bull Racing-Renault | 51 | Pneus | 11 | |
21 | 12 | ![]() |
Force India-Mercedes | 50 | Sistema de freios | 24 | |
22 | 1 | ![]() |
Red Bull Racing-Renault | 47 | Alternador | 5 | |
Ret | 3 | ![]() |
McLaren-Mercedes | 32 | Pressão do combustível | 2 | |
Ret | 17 | ![]() |
STR-Ferrari | 8 | Suspensão | 16 |
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