
Na largada o espanhol Alonso usou a experiência e o fato de largar do lado de dentro para tomar a primeira posição de Maldonado na primeira curva da prova. O mesmo conseguiu Raikkonen sobre o companheiro de Lotus, Grosjean, para assumir o terceiro lugar. Massa subiu de 16º para 13º, e Senna, de 17º para 15º. Massa ainda conseguiu mais duas posições na primeira volta, enquanto Senna voltou para sua colocação de largada. Após perder a pole position e ter de sair no final do grid, Hamilton ganhou quatro posições na largada.
Na disputa pela liderança, Alonso abriu dois segundos para Maldonado no início e manteve vantagem até o primeiro pit stop. O espanhol parou nos boxes na décima primeira volta e recuperou a ponta com a parada do venezuelano na passagem seguinte. Enquanto isso, Hamilton optou por retardar a parada nos boxes e ganhou posições. Na décima primeira volta, o inglês já era o sexto colocado, porém caiu para décimo quarto após o primeiro pit stop, na volta quinze.
Duas voltas antes, a corrida acabou para Senna, após ser abalroado por Schumacher. O brasileiro posicionou sua Williams levemente para a direita no final da reta principal e retornou para frear e fazer a tomada da curva. O alemão se confundiu, atingiu em cheio o carro de Senna e acabou na brita. Com o pneu traseiro esquerdo furado e o aerofólio danificado, Senna tentou voltar aos boxes, entretanto também abandonou metros depois. Visivelmente irritado, Schumacher esbravejou no rádio: "Idiota", culpando o brasileiro pelo acidente. Senna retrucou: "Óbvio que ele vai me culpar, ele nunca vai se culpar pelo acidente".
Na segunda rodada de paradas nos boxes, Maldonado assumiu a liderança da prova. Enquanto Alonso perdia tempo com o retardatário Pic, que, mais tarde, foi punido por não respeitar a bandeira azul, o venezuelano parou nos boxes na vigésima quinta volta, antes do espanhol, e ainda marcou a melhor volta em seu retorno à pista. Alonso fez seu pit stop na passagem seguinte e voltou apenas sete segundos atrás do rival. Alonso tirou boa parte da diferença na terceira rodada de paradas nos boxes. Maldonado foi para os boxes na quadragésima segunda volta, enquanto o espanhol permaneceu na pista fazendo voltas rápidas com pneus duros. Após fazer sua terceira parada na quadragésima quinta volta, o piloto da Ferrari voltou a menos de dois segundos do venezuelano.
Alonso chegou a ficar a menos de um segundo de Maldonado, porém o piloto da Williams conseguiu voltar a abrir nas voltas finais para receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar, com três segundos de vantagem. Depois de perder contato com o venezuelano em razão dos pneus gastos, o espanhol ainda viu o finlandês Raikkonen se aproximar, entretanto conseguiu assegurar a segunda colocação. O resultado só não deu a liderança do campeonato a Alonso porque Vettel se recuperou após levar um drive through, ultrapassou Hamilton a três voltas do fim e Rosberg na última volta. Também punido com drive through, Massa cruzou em décimo quinto. Após largar do fim do grid em razão da punição no treino classificatório, Hamilton completou a corrida de recuperação em oitavo.Na nona volta da corrida Senna e Schumacher protagonizaram uma batida no final da reta dos boxes. O incidente foi analisado pelos comissários que julgaram Schumacher como culpado. O piloto alemão foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada da corrida seguinte, o Grande Prêmio de Mônaco.
Resultado do GP da Espanha:

Nenhum comentário:
Postar um comentário